Post-Doctoral | PhD | MSc | MBA | Esp | BSc | Analista em Gestão de TIC do Estado (AGTIC)
Universidade Federal de Pernambuco
Centro de Informática (CIn)
Tópicos Avançados em Administração e Integração de Sistemas 2 - IN1038
Sistemas Colaborativos
Profs. Hermano Perrelli, Alexandre Luna e Ivaldir Junior
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Materiais
- FUKS, Hugo; PIMENTEL, Mariano. Sistemas Colaborativos: 1. ed. São Paulo: Editora Elsevier Academic, 2011. eBook Google
Definições Sistemas de Colaboração
Bom, só para vocês lembrarem-se das unidades de informação múltiplos do byte, segue a tabela com Nome,
Símbolo, Tamanho e Grandeza:
Byte, B, 8 bits, 1 caractere
KiloByte, KB, 210, 1.024 -> 1 mil
MegaByte, MB, 220, 1.048.576 -> 1 milhão
GigaByte, GB, 230, 1.073.741.824 -> 1 bilhão
TeraByte, TB, 240, 1.099.511.627.776 -> 1 trilhão
PetaByte, PB, 250, 1.125.899.906.842.620 -> 1 quatrilhão
ExaByte, EB, 260, 1.152.921.504.606.850.000 -> 1 quintilhão
ZettaByte, ZB, 270, 1.180.591.620.717.410.000.000 -> 1 sextilhão
YottaByte, YB, 280, 1.208.925.819.614.630.000.000.000 -> 1 septilhão
Então, a humanidade já gerou 61.203.283.968.000.000.000 de informação, isto é, 61 quintilhões. É muita informação!
O detalhe é que grande parte dessa informação, só foi adquirida depois da invenção da imprensa, pois, são as
tecnologias que possibilitam disseminar a informação com uma maior abrangência e velocidade.
Nos sistemas colaborativos, a essência está na troca de experiências entre as
pessoas que possuem interesses comuns (Reategui; Cazella, 2005). Um perfil típico de
usuário em um sistema colaborativo consiste em um vetor de itens e suas avaliações, que
aumenta continuamente à medida que o usuário interage com o sistema (Burke, 2002).
BURKE, Robin. Hybrid recommender systems: Survey and experiments. User Modeling
and User Adapted Interaction, v.12, n. 6, p. 331–370, nov. 2002. Disponível em:
. Acesso em: 28 dez.
2006.
REATEGUI, Eliseo Berni; CAZELLA, Sílvio César. Sistemas de Recomendação. In:
XXV CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 2005, São
Leopoldo. Anais do Encontro Nacional de Inteligência Artificial. São Leopoldo, 2005,
p. 306 - 348. Disponível em:
. Acesso em: 25 dez.
2006.
A organização EMC uma dos maiores DataCenter contratou o economista Hal Varian para descobrir como responder a essa pergunta: Quanta informação se produz no mundo? Depois de criar uma fórmula para cálculo de obtenção de informação, o pesquisador chegou a seguinte resposta: A humanidade já produziu 57 bilhões de gigabytes de informação.
Bom, só para vocês lembrarem-se das unidades de informação múltiplos do byte, segue a tabela com Nome,
Símbolo, Tamanho e Grandeza:
Byte, B, 8 bits, 1 caractere
KiloByte, KB, 210, 1.024 -> 1 mil
MegaByte, MB, 220, 1.048.576 -> 1 milhão
GigaByte, GB, 230, 1.073.741.824 -> 1 bilhão
TeraByte, TB, 240, 1.099.511.627.776 -> 1 trilhão
PetaByte, PB, 250, 1.125.899.906.842.620 -> 1 quatrilhão
ExaByte, EB, 260, 1.152.921.504.606.850.000 -> 1 quintilhão
ZettaByte, ZB, 270, 1.180.591.620.717.410.000.000 -> 1 sextilhão
YottaByte, YB, 280, 1.208.925.819.614.630.000.000.000 -> 1 septilhão
Então, a humanidade já gerou 61.203.283.968.000.000.000 de informação, isto é, 61 quintilhões. É muita informação!
O detalhe é que grande parte dessa informação, só foi adquirida depois da invenção da imprensa, pois, são as
tecnologias que possibilitam disseminar a informação com uma maior abrangência e velocidade.
Nos sistemas colaborativos, a essência está na troca de experiências entre as
pessoas que possuem interesses comuns (Reategui; Cazella, 2005). Um perfil típico de
usuário em um sistema colaborativo consiste em um vetor de itens e suas avaliações, que
aumenta continuamente à medida que o usuário interage com o sistema (Burke, 2002).
BURKE, Robin. Hybrid recommender systems: Survey and experiments. User Modeling
and User Adapted Interaction, v.12, n. 6, p. 331–370, nov. 2002. Disponível em:
. Acesso em: 28 dez.
2006.
REATEGUI, Eliseo Berni; CAZELLA, Sílvio César. Sistemas de Recomendação. In:
XXV CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 2005, São
Leopoldo. Anais do Encontro Nacional de Inteligência Artificial. São Leopoldo, 2005,
p. 306 - 348. Disponível em:
. Acesso em: 25 dez.
2006.
A organização EMC uma dos maiores DataCenter contratou o economista Hal Varian para descobrir como responder a essa pergunta: Quanta informação se produz no mundo? Depois de criar uma fórmula para cálculo de obtenção de informação, o pesquisador chegou a seguinte resposta: A humanidade já produziu 57 bilhões de gigabytes de informação.
- Hal Varian, 2002. Capacidade de produzir informação com uso da tecnologia. A organização EMC uma dos maiores DataCenter contratou o economista Hal Varian para descobrir como responder a essa pergunta: Quanta informação se produz no mundo? Depois de criar uma fórmula para cálculo de obtenção de informação, o pesquisador chegou a seguinte resposta: A humanidade já produziu 57 bilhões de gigabytes de informação. Então, a humanidade gerou 61.203.283.968.000.000.000 de informação, isto é, 61 quintilhões. Até o período de 2002. O detalhe é que grande parte dessa informação, só foi adquirida depois da invenção da imprensa, pois, são as tecnologias que possibilitam disseminar a informação com uma maior abrangência e velocidade.
- Cazella, 2005. A essência está na troca de experiências entre as pessoas que possuem interesses comuns. REATEGUI, Eliseo Berni; CAZELLA, Sílvio César. Sistemas de Recomendação. In: XXV CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 2005, São Leopoldo. Anais do Encontro Nacional de Inteligência Artificial. São Leopoldo, 2005, p. 306 - 348.
Apresentações
Turma
- Google Class
- 2018.1 - Sistemas Colaborativos
- Calendário
- Cronograma
- Repositório Observatório
- Repositório CIn
- Observatório Universal de Projetos
- DC do RUP
- Dicionário de Dados Repositório Universal de Projetos Vr.0.2 (RUP)
- Script do Banco de Dados RUP
- Diagrama Entidade Relacionamento RUP
- Apresentação do protótipo OUP/RUP
- Ferramentas/Códigos OUP/RUP
- Ferramenta Crowdsource TopCoder
- TopCoder Wikipédia Quora Tutoriais Aprendizado Atividade
- Form1 Form2 Form4
- Integração dos Elementos dos Repositório
Artigos
- Resumo do artigo Crowdsourcing como um modelo para solução de problemas
- Crowdsourcing Problem Solving (mapa mental)
- Do Modelo de Colaboração 3C à Engenharia de Groupware
- Modelo 3C de Colaboração para o Desenvolvimento de Sistemas Colaborativos
- Características e usos das plataformas colaborativas no contexto da pesquisa científica
- Ferramentas Colaborativas Integradas em Redes Sociais
- Opening Government: Designing Open Innovation Processes to Collaborate with External Problem Solvers
- Collaborative Software Development Platforms
- Agile Governance Theory: conceptual development
- State of the art of agile governance: A Systematic Review
- Does Gamification Work? A Literature Review of Empirical Studies on Gamification
- From Game Design Elements to Gamefulness: Defining “Gamification”
- https://www.lesswrong.com/posts/qZJBighPrnv9bSqTZ/31-laws-of-fun
Blogs
- https://blog.simplez.com.br/beneficios-ferramentas-colaborativas-organizacoes/
- https://pluga.co/blog/gestao-empresarial/software-colaborativos/
- https://www.santandernegocioseempresas.com.br/detalhe-noticia/8-ferramentas-colaborativas-online-para-empresas.html
Crowdsource
- https://wikimapia.org/
- https://crowdsource.google.com/imagelabeler/welcome
- https://www.topcoder.com/ O Topcoder é um mercado de crowdsourcing que conecta empresas com conhecimentos difíceis de encontrar. A Comunidade Topcoder inclui mais de um milhão dos melhores designers, desenvolvedores, cientistas de dados e algoritmos do mundo
- https://www.openideo.com/ Colocar o poder do design centrado no ser humano e nas mãos de muitos para resolver problemas complexos
- https://www.jovoto.com/ Criar um futuro de trabalho flexível, aberto, colaborativo e estimulante para profissionais criativos, garantindo um retorno justo
- https://www.chaordix.com/ A plataforma é a espinha dorsal de comunidades apaixonadas e construídas para fins específicos e centros colaborativos de inovação
- https://ideas.lego.com/dashboard Plataforma de desenvolvimento de novos produtos
- https://crowd.br.com/ Oferecer serviços de comunicação e tecnologia
- https://www.getninjas.com.br/ Plataforma de contratação de serviços
- https://www.workana.com/ Freelancer
- https://www.freelancer.com/job/ Freelancer
- https://timerepublik.com/ Compartilhe suas habilidades e paixões; Ganhe Créditos de Tempo e receba feedbacks positivos Use seus Créditos de Tempo para atender às suas necessidade
- https://app.crowdtest.me/ Teste
- https://www.utest.com/ Teste
- https://www.wedologos.com.br/ Encontrar soluções práticas e completas para resolver problemas ligados a transporte, saúde e educação
- https://www.prize2thefuture.org/ Atender às solicitações de milhões de usuários em um curto tempo, oferecendo uma gama de formatos, entregas e qualidade
- https://www.base2.com.br/crowdtest/ O Crowdtest segue o modelo de crowdsourcing, ou seja, trabalhamos com testadores disponíveis na Internet para testar seu software. Dessa forma, você só paga pelas falhas que eles encontrarem
- https://www.certbest.com/ Uso e criação de simulados
- https://www.designcrowd.com/crowdsourcing O DesignCrowd é um mercado on-line que fornece serviços de logotipo, website, impressão e design gráfico, fornecendo acesso a designers gráficos e estúdios de design freelancers em todo o mundo
- https://www.threadless.com/ Ser uma loja virtual de produtos de moda e personalizaveis, onde o designer pode ofertar sua arte e lucrar com a venda dos produtos com sua arte
- https://www.ideastorm.com/ Fórum de sugestões para seus produtos no qual clientes do mundo todo podem sugerir novas funcionalidades, configurações, recursos, instalações
Grupos
e-Mails
Vídeos
- Mundo CIn #8
- https://sites.google.com/cin.ufpe.br/sistemas-colaborativos/resources/videos?authuser=0
Formulários
- Crowdsourcing
- https://www.acasacuca.com.br/ferramentas-digitais/fast-forword/questionario-de-observacao/
Plataformas
Observatório de Projetos
GRU - Unidade Favorecida Código 153080 / Gestão 15233 / Nome da Unidade UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO / Recolhimento Código 28832-2 - SERVIÇOS EDUCACIONAIS / Número de Referência Apoio 3181