Universidade Federal de Pernambuco

Centro de Informática (CIn)
 
Tópicos Avançados em Administração e Integração de Sistemas 2 - IN1038
Sistemas Colaborativos
Profs. Hermano Perrelli, Alexandre Luna e Ivaldir Junior
 

Calendário Temas

 
Fontes/Ferramentas de Pesquisa
 
  1. Disciplina
Materiais
  1. FUKS, Hugo; PIMENTEL, Mariano. Sistemas Colaborativos: 1. ed. São Paulo: Editora Elsevier Academic, 2011. eBook Google
Definições Sistemas de Colaboração
Bom, só para vocês lembrarem-se das unidades de informação múltiplos do byte, segue a tabela com Nome,
Símbolo, Tamanho e Grandeza:
 Byte, B, 8 bits, 1 caractere
 KiloByte, KB, 210, 1.024 -> 1 mil
 MegaByte, MB, 220, 1.048.576 -> 1 milhão
 GigaByte, GB, 230, 1.073.741.824 -> 1 bilhão
 TeraByte, TB, 240, 1.099.511.627.776 -> 1 trilhão
 PetaByte, PB, 250, 1.125.899.906.842.620 -> 1 quatrilhão
 ExaByte, EB, 260, 1.152.921.504.606.850.000 -> 1 quintilhão
 ZettaByte, ZB, 270, 1.180.591.620.717.410.000.000 -> 1 sextilhão
 YottaByte, YB, 280, 1.208.925.819.614.630.000.000.000 -> 1 septilhão
Então, a humanidade já gerou 61.203.283.968.000.000.000 de informação, isto é, 61 quintilhões. É muita informação!
O detalhe é que grande parte dessa informação, só foi adquirida depois da invenção da imprensa, pois, são as
tecnologias que possibilitam disseminar a informação com uma maior abrangência e velocidade.
 
 
Nos sistemas colaborativos, a essência está na troca de experiências entre as
pessoas que possuem interesses comuns (Reategui; Cazella, 2005). Um perfil típico de
usuário em um sistema colaborativo consiste em um vetor de itens e suas avaliações, que
aumenta continuamente à medida que o usuário interage com o sistema (Burke, 2002). 
 
BURKE, Robin. Hybrid recommender systems: Survey and experiments. User Modeling
and User Adapted Interaction, v.12, n. 6, p. 331–370, nov. 2002. Disponível em:
. Acesso em: 28 dez.
2006. 
 
REATEGUI, Eliseo Berni; CAZELLA, Sílvio César. Sistemas de Recomendação. In:
XXV CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 2005, São
Leopoldo. Anais do Encontro Nacional de Inteligência Artificial. São Leopoldo, 2005,
p. 306 - 348. Disponível em:
. Acesso em: 25 dez.
2006. 
 
A organização EMC uma dos maiores DataCenter contratou o economista Hal Varian para descobrir como responder a essa pergunta: Quanta informação se produz no mundo? Depois de criar uma fórmula para cálculo de obtenção de informação, o pesquisador chegou a seguinte resposta: A humanidade já produziu 57 bilhões de gigabytes de informação.
Bom, só para vocês lembrarem-se das unidades de informação múltiplos do byte, segue a tabela com Nome,
Símbolo, Tamanho e Grandeza:
 Byte, B, 8 bits, 1 caractere
 KiloByte, KB, 210, 1.024 -> 1 mil
 MegaByte, MB, 220, 1.048.576 -> 1 milhão
 GigaByte, GB, 230, 1.073.741.824 -> 1 bilhão
 TeraByte, TB, 240, 1.099.511.627.776 -> 1 trilhão
 PetaByte, PB, 250, 1.125.899.906.842.620 -> 1 quatrilhão
 ExaByte, EB, 260, 1.152.921.504.606.850.000 -> 1 quintilhão
 ZettaByte, ZB, 270, 1.180.591.620.717.410.000.000 -> 1 sextilhão
 YottaByte, YB, 280, 1.208.925.819.614.630.000.000.000 -> 1 septilhão
Então, a humanidade já gerou 61.203.283.968.000.000.000 de informação, isto é, 61 quintilhões. É muita informação!
O detalhe é que grande parte dessa informação, só foi adquirida depois da invenção da imprensa, pois, são as
tecnologias que possibilitam disseminar a informação com uma maior abrangência e velocidade.
 
 
Nos sistemas colaborativos, a essência está na troca de experiências entre as
pessoas que possuem interesses comuns (Reategui; Cazella, 2005). Um perfil típico de
usuário em um sistema colaborativo consiste em um vetor de itens e suas avaliações, que
aumenta continuamente à medida que o usuário interage com o sistema (Burke, 2002). 
 
BURKE, Robin. Hybrid recommender systems: Survey and experiments. User Modeling
and User Adapted Interaction, v.12, n. 6, p. 331–370, nov. 2002. Disponível em:
. Acesso em: 28 dez.
2006. 
 
REATEGUI, Eliseo Berni; CAZELLA, Sílvio César. Sistemas de Recomendação. In:
XXV CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 2005, São
Leopoldo. Anais do Encontro Nacional de Inteligência Artificial. São Leopoldo, 2005,
p. 306 - 348. Disponível em:
. Acesso em: 25 dez.
2006. 
 
A organização EMC uma dos maiores DataCenter contratou o economista Hal Varian para descobrir como responder a essa pergunta: Quanta informação se produz no mundo? Depois de criar uma fórmula para cálculo de obtenção de informação, o pesquisador chegou a seguinte resposta: A humanidade já produziu 57 bilhões de gigabytes de informação.
 
  1. Hal Varian, 2002. Capacidade de produzir informação com uso da tecnologia. A organização EMC uma dos maiores DataCenter contratou o economista Hal Varian para descobrir como responder a essa pergunta: Quanta informação se produz no mundo? Depois de criar uma fórmula para cálculo de obtenção de informação, o pesquisador chegou a seguinte resposta: A humanidade já produziu 57 bilhões de gigabytes de informação. Então, a humanidade gerou 61.203.283.968.000.000.000 de informação, isto é, 61 quintilhões. Até o período de 2002. O detalhe é que grande parte dessa informação, só foi adquirida depois da invenção da imprensa, pois, são as tecnologias que possibilitam disseminar a informação com uma maior abrangência e velocidade.
  2. Cazella, 2005. A essência está na troca de experiências entre as pessoas que possuem interesses comuns. REATEGUI, Eliseo Berni; CAZELLA, Sílvio César. Sistemas de Recomendação. In: XXV CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 2005, São Leopoldo. Anais do Encontro Nacional de Inteligência Artificial. São Leopoldo, 2005, p. 306 - 348.
Turma
  1. Google Class
  2. 2018.1 - Sistemas Colaborativos
  3. Calendário
  4. Cronograma
  5. Repositório Observatório
  6. Repositório CIn
  7. Observatório Universal de Projetos
  8. DC do RUP
  9. Dicionário de Dados Repositório Universal de Projetos Vr.0.2 (RUP)
  10. Script do Banco de Dados RUP
  11. Diagrama Entidade Relacionamento RUP
  12. Apresentação do protótipo OUP/RUP
  13. Ferramentas/Códigos OUP/RUP
  14. Ferramenta Crowdsource TopCoder
  15. TopCoder Wikipédia Quora Tutoriais Aprendizado Atividade
  16. Form1 Form2 Form4
  17. Integração dos Elementos dos Repositório
Artigos
  1. Resumo do artigo Crowdsourcing como um modelo para solução de problemas
  2. Crowdsourcing Problem Solving (mapa mental)
  3. Do Modelo de Colaboração 3C à Engenharia de Groupware
  4. Modelo 3C de Colaboração para o Desenvolvimento de Sistemas Colaborativos
  5. Características e usos das plataformas colaborativas no contexto da pesquisa científica
  6. Ferramentas Colaborativas Integradas em Redes Sociais
  7. Opening Government: Designing Open Innovation Processes to Collaborate with External Problem Solvers
  8. Collaborative Software Development Platforms
  9. Agile Governance Theory: conceptual development
  10. State of the art of agile governance: A Systematic Review
  11. Does Gamification Work? A Literature Review of Empirical Studies on Gamification
  12. From Game Design Elements to Gamefulness: Defining “Gamification”
  13. https://www.lesswrong.com/posts/qZJBighPrnv9bSqTZ/31-laws-of-fun
Blogs
  1. http://blog.simplez.com.br/beneficios-ferramentas-colaborativas-organizacoes/
  2. https://pluga.co/blog/gestao-empresarial/software-colaborativos/
  3. https://www.santandernegocioseempresas.com.br/detalhe-noticia/8-ferramentas-colaborativas-online-para-empresas.html
Crowdsource
  1. http://wikimapia.org/
  2. https://crowdsource.google.com/imagelabeler/welcome
  3. https://www.topcoder.com/ O Topcoder é um mercado de crowdsourcing que conecta empresas com conhecimentos difíceis de encontrar. A Comunidade Topcoder inclui mais de um milhão dos melhores designers, desenvolvedores, cientistas de dados e algoritmos do mundo
  4. https://www.openideo.com/ Colocar o poder do design centrado no ser humano e nas mãos de muitos para resolver problemas complexos
  5. https://www.jovoto.com/ Criar um futuro de trabalho flexível, aberto, colaborativo e estimulante para profissionais criativos, garantindo um retorno justo
  6. https://www.chaordix.com/ A plataforma é a espinha dorsal de comunidades apaixonadas e construídas para fins específicos e centros colaborativos de inovação
  7. https://ideas.lego.com/dashboard Plataforma de desenvolvimento de novos produtos
  8. https://crowd.br.com/ Oferecer serviços de comunicação e tecnologia
  9. https://www.getninjas.com.br/ Plataforma de contratação de serviços
  10. https://www.workana.com/ Freelancer
  11. https://www.freelancer.com/job/ Freelancer
  12. https://timerepublik.com/ Compartilhe suas habilidades e paixões; Ganhe Créditos de Tempo e receba feedbacks positivos Use seus Créditos de Tempo para atender às suas necessidade
  13. http://app.crowdtest.me/ Teste
  14. https://www.utest.com/ Teste
  15. https://www.wedologos.com.br/ Encontrar soluções práticas e completas para resolver problemas ligados a transporte, saúde e educação
  16. http://www.prize2thefuture.org/ Atender às solicitações de milhões de usuários em um curto tempo, oferecendo uma gama de formatos, entregas e qualidade
  17. http://www.base2.com.br/crowdtest/ O Crowdtest segue o modelo de crowdsourcing, ou seja, trabalhamos com testadores disponíveis na Internet para testar seu software. Dessa forma, você só paga pelas falhas que eles encontrarem
  18. http://www.certbest.com/ Uso e criação de simulados
  19. https://www.designcrowd.com/crowdsourcing O DesignCrowd é um mercado on-line que fornece serviços de logotipo, website, impressão e design gráfico, fornecendo acesso a designers gráficos e estúdios de design freelancers em todo o mundo
  20. https://www.threadless.com/ Ser uma loja virtual de produtos de moda e personalizaveis, onde o designer pode ofertar sua arte e lucrar com a venda dos produtos com sua arte
  21. http://www.ideastorm.com/ Fórum de sugestões para seus produtos no qual clientes do mundo todo podem sugerir novas funcionalidades, configurações, recursos, instalações
Grupos
  1. Isol-posgrad-I
  2. Sistemas-Colaborativos-I
e-Mails
  1. sistemas-colaborativos-l@cin.ufpe.br
Vídeos
  1. Mundo CIn #8
  2. https://sites.google.com/cin.ufpe.br/sistemas-colaborativos/resources/videos?authuser=0
Formulários
  1. Crowdsourcing
  2. https://www.acasacuca.com.br/ferramentas-digitais/fast-forword/questionario-de-observacao/
Plataformas
  1. InnoCentive
  2. TopCoder
  3. CoFundos
  4. GeniusRocket
  5. git
Observatório de Projetos
  1. Escopo
  2. Biblioteca
  3. Repositório
  4. Atividades
 

GRU - Unidade Favorecida Código 153080 / Gestão 15233 / Nome da Unidade UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO / Recolhimento Código 28832-2 - SERVIÇOS EDUCACIONAIS / Número de Referência Apoio 3181